16/08/2023 às 11h31min - Atualizada em 16/08/2023 às 11h31min
Governo de São Paulo declara emergência zoossanitária para combate a gripe aviária
Até o momento, Estado possui 13 casos confirmados em oito municípios
- Da Redação, com G1 e Secretaria de Agricultura e Abastecimento
(Foto:divulgação) O Governo do Estado de São Paulo anunciou estado de emergência zoossanitária por 180 dias em decorrência da detecção de casos de infecção pelo vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres no Brasil.
A medida foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (15), atendendo a uma solicitação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Em nota, a Secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de São Paulo afirmou que a medida busca reduzir a burocracia nas medidas de prevenção e controle da doença. Até o momento, o estado possui 13 casos confirmados em oito municípios, todos em aves silvestres. Não existe nenhum caso suspeito em andamento.
Ainda, o órgão reforça que a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) atua nas atividades de defesa desde o primeiro caso, reafirmando que o consumo de aves e ovos não transmite a doença.
O comunicado orienta que aves doentes ou mortas não devem ser manipuladas sem a utilização de equipamento de proteção individual (EPI) e a Defesa Agropecuária deve ser acionada imediatamente caso ocorra alguma suspeita da doença ou identificação de aves mortas.