14/08/2023 às 10h08min - Atualizada em 14/08/2023 às 10h08min

Demanda aquecida impulsiona preços do óleo de soja no Brasil

Intensa procura também acirrou competição com demandantes externos

- Da Redação, com Cepea
(Foto:divulgação)
A demanda firme por parte das indústrias de biodiesel teve um impacto significativo nos preços do óleo de soja no mercado brasileiro ao longo da última semana, de acordo com os dados analisados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta segunda-feira (14). 

Este cenário de intensa procura também acirrou a competição com demandantes externos, já que a busca global pelo óleo de soja produzido no Brasil também permanece aquecida. Um marco notável foi alcançado nos primeiros sete meses de 2023, com um recorde de 1,6 milhão de toneladas de óleo de soja exportadas através dos portos brasileiros, de acordo com a Secretária de Comércio Exterior (Secex).

Mandioca
Por conta da menor disponibilidade no campo e a retração de parte dos produtores que estão capitalizados, a última semana trouxe um cenário de oferta limitada para a raiz de mandioca destinada às indústrias. 

Enquanto isso, a demanda continuou demonstrando vigor, com algumas indústrias buscando suprimentos em áreas mais distantes para atender às suas necessidades. A situação climática apresentou variações e, embora a maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea tenha prevalecido em um clima mais seco, algumas regiões paranaenses registraram chuvas.

Em relação aos preços, a média semanal a prazo para a tonelada de mandioca posta na fecularia alcançou R$ 706,10 (equivalente a R$ 1,2280 por grama de amido). Esses valores representaram uma leve queda de 0,8% em comparação com a semana anterior.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.