07/08/2023 às 11h29min - Atualizada em 07/08/2023 às 11h29min

Recria Intensiva a Pasto: estratégia de suplementação para maximizar o desempenho no ciclo pecuário

Conciliação entre pasto e suplementação potencializa ganhos pecuários

- Da Redação, com Assessoria de Imprensa
(Foto:arquivo pessoal)
A Recria Intensiva a Pasto (RIP) está emergindo como uma estratégia eficiente para elevar o desempenho dos animais durante a fase de recria, uma etapa crucial no ciclo pecuário que compreende o período após a desmama até a entrada na fase de terminação ou engorda, conhecida como "boi magro". 

A abordagem da RIP, avaliada pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) - Colina desde 2017, tem apresentado consistência em seus resultados ao longo dos anos, revelando-se uma técnica promissora para otimizar a produção pecuária.

O pesquisador da APTA, Flávio Dutra, compartilha insights valiosos sobre os resultados dos estudos da RIP. Ele observa que, nesse sistema, a quantidade de suplemento fornecido para ganhar uma arroba varia de 90 a 100 kg. O foco central reside em maximizar a produção de maneira eficiente e rápida, com o intuito de manter uma taxa de Ganho Médio Diário (GMD) constante durante a fase de recria.

Uma das principais vantagens da RIP é a economia de custos, já que a produção a pasto tende a ser mais acessível em comparação com o confinamento. Isso proporciona aos produtores a escolha entre abater animais mais pesados ao final da recria ou reduzir o período de confinamento. No caso das fêmeas, a RIP se revelou uma solução desafiadora para atingir o GMD necessário para a inseminação aos 14-15 meses de idade.

Dutra destaca que o sistema da RIP se baseia em harmonizar o pasto com um nível superior de suplementação, geralmente correspondendo a 1% do Peso Vivo (PV) em ração. Essa integração visa garantir um aumento na taxa de ganho dos animais ao longo do ano e, por consequência, encurtar o período médio de recria.

Nas maiores partes do Brasil, os bezerros são desmamados durante o período de seca, entre maio e junho. Em condições normais, esses bezerros perdem peso após a desmama, estendendo o tempo médio de recria para até 24 meses. No entanto, a RIP tem demonstrado a capacidade de reduzir essa duração para aproximadamente 8 meses, viabilizando até 12 meses para abater 100% dos animais, com um limite máximo de 20 meses de idade.

Suplementação Adequada para a RIP
Dada a importância da qualidade dos suplementos na RIP, Dutra enfatiza a necessidade de os pecuaristas adquirirem produtos de alta qualidade. Uma vez que se trata de animais jovens, a RIP fornece mais energia, mas é crucial evitar um déficit de proteína que poderia resultar em acúmulo de gordura.

Infraestrutura e Planejamento: Chaves do Sucesso
A infraestrutura da fazenda desempenha um papel crucial no sucesso da RIP. O uso de cochos cobertos com maior capacidade de armazenamento para evitar desperdícios otimiza o processo e confere vantagens competitivas ao sistema. A área de cocho disponibilizada, especialmente durante períodos sazonais de transição e seca, deve ser mantida para garantir acesso eficiente. O planejamento cuidadoso na compra de ingredientes para suplementos é um fator determinante no custo e no sucesso da RIP.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.