04/08/2023 às 10h45min - Atualizada em 04/08/2023 às 10h45min
Produção de milho e finalização da semeadura do trigo brasileiro são destaques do Monitoramento Agrícola Global
Publicação internacional Crop Monitor for AMIS analisa cenário agrícola dos países membros do G20
- Da Redação, com Conab
(Foto:pixabay) As condições da colheita de milho, bem como a semeadura e desenvolvimento do trigo no Brasil, estão em destaque na edição de agosto da publicação internacional Crop Monitor for AMIS. Essa iniciativa da Geoglam analisa o movimento agrícola dos países membros do G20 para as culturas de milho, soja, trigo e arroz nos principais países produtores.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é a instituição responsável por compartilhar os dados relativos ao Brasil e debater as condições de segurança alimentar no mundo.
A publicação, divulgada nesta quinta-feira (3), ressalta o progresso da safra recorde do milho 2ª safra no Centro-Oeste brasileiro e as condições favoráveis para o avanço da semeadura e desenvolvimento do trigo, principalmente nas regiões Sul e Sudoeste.
Além das informações do Brasil, a edição destaca as condições de seca na Argentina e em parte da América do Norte, Europa, Ásia e Oceania. A evolução das condições de El Niño e outros fenômenos relacionados ao aumento da temperatura da superfície do mar também estão sendo monitorados para prever possíveis impactos na produção nas principais regiões produtoras do globo.
Esses dados são repassados mensalmente pela Conab para o chamado Geoglam, o Grupo de Observação da Terra, responsável pelo Monitoramento Agrícola Global. Através dessa cooperação internacional, é possível analisar e compreender de forma mais abrangente o cenário agrícola mundial, identificando oportunidades e desafios para a produção e a segurança alimentar global.
Neste contexto, o Brasil se destaca como importante protagonista na produção de milho e trigo, com a safra recorde do milho 2ª safra contribuindo para o abastecimento interno e externo de grãos. Ao mesmo tempo, as boas condições para a semeadura e desenvolvimento do trigo reforçam a relevância do país como fornecedor de alimentos para o mercado internacional.
Esse monitoramento contínuo das condições agrícolas é essencial para a tomada de decisões estratégicas no setor agropecuário, tanto a nível nacional quanto global, segundo a Conab.