04/08/2023 às 10h24min - Atualizada em 04/08/2023 às 10h24min
Preços da carne de frango recuam no mercado interno e suíno vivo registra alta em julho
Oferta elevada e baixa demanda impulsionam pressão sobre os preços da carne aviária
- Da Redação, com Cepea
(Foto:divulgação) Os preços da carne de frango apresentaram queda no mercado interno durante o mês de julho. Segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta sexta-feira (04), o valor médio do frango inteiro resfriado no atacado da Grande São Paulo foi de R$ 5,60 por quilo em julho, representando uma forte baixa de 6,8% em relação a junho.
De acordo com pesquisadores do Cepea, a pressão nos preços foi motivada pela oferta elevada de proteína no mercado doméstico, que resultou de uma queda nas exportações. Além disso, a demanda nacional também esteve baixa ao longo do último mês, contribuindo para a redução nos preços.
Enquanto isso, as exportações da carne de frango in natura totalizaram 404,6 mil toneladas em julho, registrando uma queda de 3,5% em relação a junho. No entanto, em comparação com julho de 2022, houve um aumento de 7% no volume exportado, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
Suíno vivo registra forte alta impulsionada por demanda sazonal
O valor médio mensal do suíno vivo registrou uma forte alta em julho, na comparação mensal. Colaboradores do Cepea apontam que essa sustentação nos preços foi resultado do incremento sazonal na procura por carne suína, observado no início do mês. Essa maior procura levou os frigoríficos a intensificarem suas compras de lotes de animais para abate, impulsionando os preços de negociação do setor nas primeiras semanas de julho.
No mercado atacadista da carne, a boa liquidez das vendas no início do mês também contribuiu para a manutenção da média mensal, mesmo com desvalorizações da proteína no encerramento do período.