26/07/2023 às 08h54min - Atualizada em 26/07/2023 às 08h54min

Mais arrobas com gessagem

(Foto:arquivo pessoal)
A gessagem é uma tecnologia que melhorou muito o fornecimento de nutrientes e água para as plantas, inclusive as pastagens, pois permite um maior crescimento de raízes e melhor exploração do solo. É um produto relativamente barato e muito ofertado.

O gesso pode ser obtido durante a produção do fertilizante superfosfato simples, em que a rocha fosfatada reage com ácido sulfúrico resultando no fertilizante e no resíduo sulfato de cálcio (gesso).

A aplicação de gesso agrícola no solo visa fornecer cálcio e enxofre e, também, melhorar o ambiente em subsuperfície, entretanto, por ser uma fonte mais solúvel do que o calcário, o gesso não promove a neutralização da acidez do solo.

O crescimento radicular de grande parte das plantas é prejudicado quando o solo apresenta saturação por alumínio acima de 10% na camada sub superficial, abaixo de 20 centímetros, constituindo o problema potencial para a agricultura e para a implantação de pastagens com algumas espécies forrageiras. Além da saturação por alumínio elevada, muitas áreas apresentam em sua subsuperfície um teor de cálcio muito baixo inferior a 0,4 cmol/dm3. Nessas condições o sistema radicular das pastagens não se desenvolve normalmente e a planta reduz absorção de água e nutrientes nas camadas mais profundas do solo.

Para algumas espécies forrageiras como a braquiária decumbens, a braquiária humidicula e o Andropogon gayanus isso pode não ser problema, mas pode ser limitante para outras como as cultivares de Panicun tais como Tanzânia, Mombaça, Zuri ou Quênia (Figura 1). Observa-se um acréscimo na produtividade com o aumento da dose de gesso (Custódio et al, 2005).

Muito produtores, dado á boa resposta das plantas à gessagem, tem efetuado está prática sem a devida análise do solo em subsuperfície. Na camada de 0-20 cm, o calcário corrige o solo, melhorando a disponibilidade de nutrientes e reduzindo alumínio e manganês tóxico, porém como este produto é pouco móvel no solo, a correção em camadas mais profundas, quando esta é necessária, deve ser realizada com o gesso e, portanto, se faz análise de 20-40 cm para saber se há problema nessa profundidade. Caso haja necessidade, aí sim se faz a gessagem.

A aplicação do gesso, quando necessária deve ser precedida da calagem, podendo até ocorrer juntas, portanto, as análises de 0-20 cm e 20-40 cm, respectivamente, é que indicarão a necessidade de calcário e gesso.

Em pastagens adubadas com nitrogênio, aumenta a necessidade de enxofre e o gesso pode ser uma alternativa econômica de fornecimento desse nutriente às pastagens.

Em áreas amostradas em subsuperfície que apresentarem presença de alumínio ou teores muito baixos de cálcio nessa camada, devem também ter a aplicação de gesso, além da calagem.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.