25/07/2023 às 09h47min - Atualizada em 25/07/2023 às 09h47min

NASA quer ajudar a monitorar a Amazônia e melhorar produtividade

O uso de instrumentos espaciais da NASA, pode aumentar a produtividade agrícola, monitorar a umidade do solo e do ar e detectar pragas nas plantações

(Foto:estadão)
A NASA, Agência Espacial Americana, está interessada em ampliar a parceria com o Brasil, no monitoramento do desmatamento da Amazônia e em ações de preservação ambiental. O administrador da NASA, Bill Nelson, se reuniu com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília, para tratar da cooperação aeroespacial entre Brasil e Estados Unidos.

Durante o encontro, Bill Nelson destacou que os satélites da NASA, já enviam muitas imagens e informações para cientistas no Brasil, auxiliando na identificação do desmatamento na Floresta Amazônica. Além disso, a NASA planeja lançar três novos satélites no futuro, o que aumentará significativamente a capacidade de identificar e combater o desmatamento.

A cooperação também envolve o uso de instrumentos espaciais da NASA para aumentar a produtividade agrícola, monitorando a umidade do solo e do ar, além de detectar pragas nas plantações.

Bill Nelson visitará o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Embraer em São Paulo, durante sua estadia no Brasil. Após a visita, haverá reuniões de acompanhamento entre cientistas dos dois países.

O Brasil está interessado em mostrar as potencialidades de sua indústria espacial para as autoridades americanas. O país tem empresas com capacidade de produção para fornecer equipamentos para a NASA na indústria aeroespacial.

Além disso, o Brasil tem uma cooperação antiga com os Estados Unidos na área espacial, incluindo a participação no Programa Artemis, que visa explorar as potencialidades da Lua e planeja enviar astronautas ao satélite natural no próximo ano.

O encontro no Palácio do Planalto durou cerca de uma hora e meia e a Embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, também esteve presente. É esperado que o Presidente Lula converse com o presidente Joe Biden sobre os assuntos tratados na reunião em breve.

Da Redação, com Agencia Brasil
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.