25/07/2023 às 09h35min - Atualizada em 25/07/2023 às 09h35min

Sem rota para exportação, trigo pode voltar aos preços de fevereiro de 2022

Rússia tem 50 milhões de toneladas de trigo para escoar

- Da Redação, com Safra & Mercado
(Foto: divulgação)
O analista Andrey Sizov, Diretor da Consultoria SovEcon, observa a possibilidade de um rally nos preços do trigo, semelhante ao ocorrido em fevereiro e março de 2022, caso a guerra na Ucrânia se intensifique. Sizov acredita que uma potencial escalada do conflito, pode vir do lado ucraniano.

Embora o analista se mostre cético quanto a um ataque direto da Ucrânia a embarcações com destino à Rússia, ele não descarta a possibilidade de tentativas de interromper os embarques através de bombardeios à ponte da Crimeia. Tais ações poderiam impactar os carregamentos nos portos do Mar de Azov ou em Novorossiysk, no Mar Negro.

Sizov enfatiza que se ocorrer algo significativo na região, pode haver um rally similar ao visto em fevereiro e março de 2022. Ele destaca que a Rússia possui cerca de 50 milhões de toneladas de trigo para exportar, o que poderia ser afetado, caso o conflito se agrave.

A publicação do analista também mencionou a possibilidade de ataques russos aos portos ucranianos no rio Danúbio, que poderiam ser um "divisor de águas". No entanto, Sizov considerava as chances de tais ataques como baixas.

Os preços futuros do trigo na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT), reagem aos bombardeios recentes aos terminais da região, com os contratos para entrega em setembro de 2023, registrando um aumento de 8,6% em Chicago, chegando ao limite de alta para a sessão. 

Os preços alcançaram os maiores níveis desde 26 de junho, atingindo US$ 7,57 1/2 por bushel. Durante o início da guerra, os contratos do trigo chegaram a superar US$ 13,40 por bushel, atingindo os níveis mais altos da história, com uma valorização de mais de 50% em apenas sete sessões após a invasão Russa.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.