25/07/2023 às 09h20min - Atualizada em 25/07/2023 às 09h20min

Suinocultura brasileira apresenta recuperação com perspectivas de crescimento

A ABPA estima produção de 5 milhões de toneladas na temporada

- Da Redação, com ABPA
(Foto:divulgação)
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) anunciou na segunda-feira (24), em comemoração ao Dia do Suinocultor, que a suinocultura do Brasil está em fase de recuperação e reafirmou suas expectativas de crescimento na produção e exportação de carne suína para o atual ano.

Segundo o presidente da ABPA, Ricardo Santin, o Brasil tem se destacado no cenário internacional, ocupando espaço antes dominado por outros grandes players, como a União Europeia, o que reforça o papel do país na segurança alimentar global. Ele enfatizou que o setor está encontrando um alento com a redução gradual nos preços do milho e do farelo de soja, que enfrentaram altas acumuladas de mais de 150% entre 2020 e 2022.

Nos últimos três anos, a cadeia suinocultora brasileira enfrentou altos custos de produção e os impactos da pandemia de covid-19, levando empresas e suinocultores a operarem com prejuízo, apesar de manterem o fluxo produtivo, conforme apontou a ABPA.

Embora ainda haja desafios, como os preços elevados de insumos como diesel, energia, plástico e papelão, Santin destacou que há uma perspectiva positiva e os produtores e agroindústrias vivenciam atualmente um momento de equilíbrio nas contas.

A ABPA projeta que a produção brasileira de carne suína supere 5 milhões de toneladas pela primeira vez na história em 2023, alcançando um recorde de exportações próximo a 1,2 milhão de toneladas, conforme anunciado em dezembro do ano passado. Além disso, espera-se que o consumo per capita brasileiro também supere os 18 kg registrados em 2022.

As projeções divulgadas pela ABPA, reafirmadas na segunda-feira, levam em consideração o desempenho do setor até o final do primeiro semestre deste ano. No primeiro semestre de 2023, o Brasil exportou 590 mil toneladas de carne suína, um aumento de 15,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, com receita de embarques aumentando em 26,7%, atingindo US$ 1,4 bilhão.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.