25/07/2023 às 08h57min - Atualizada em 25/07/2023 às 08h57min

Governo federal compra 500 mil toneladas de milho em 2023

Grãos foram adquiridos por meio do Programa de Venda Balcão (ProVB), da Conab

- Da Redação, com Conab
(Foto:divulgação)
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), já efetuou a compra de 8,3 milhões de sacas de milho em 2023, o que corresponde a 500 mil toneladas do grão. O balanço foi realizado pelo diretor-executivo de Operações e Abastecimento (Dirab) da Conab, Thiago dos Santos, que destacou as atividades da Companhia nos primeiros meses da atual gestão.

Um dos destaques mencionados pelo diretor-executivo foi a política de Aquisições do Governo Federal (AGF), que retoma estoques públicos em diversos estados incluindo Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Tocantins e Bahia. O diretor ressaltou a necessidade de aumentar a capacidade de armazenagem de estoques públicos em Mato Grosso, que tem enfrentado safras recordes.

Outra ação realizada nos primeiros seis meses de governo foi o leilão de subvenção para os produtores de borracha, no qual 31 mil toneladas, foram ofertadas para negociação com bom aproveitamento de subvenção aos produtores.

Além disso, a Conab também tem promovido a compra e distribuição de cestas de alimentos do governo federal, para atender indígenas e pessoas em áreas com desastres climáticos nos Estados do Rio Grande do Sul, Alagoas e Pernambuco.

O programa de Venda Balcão de milho (ProVB), também foi destacado, especialmente nas regiões do Nordeste e áreas afetadas por estiagem, onde a Conab tem aberto novas unidades satélite de vendas, para tornar o milho mais acessível onde realmente é necessário.

Santos enfatizou a necessidade de instituir o ProVB em Mato Grosso para atender pequenos criadores de aves e bovinos em época de entressafra, possibilitando o acesso a preços de compra de atacado.

Além disso, a Conab está focada em promover o acesso às organizações da agricultura familiar, ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), especialmente em Mato Grosso, onde foram cadastrados mais de R$ 25 milhões em propostas em apenas 50 dias, superando todos os anos anteriores.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.