24/07/2023 às 10h13min - Atualizada em 24/07/2023 às 10h13min
Governo planeja ampliar faixa de fronteira na Amazônia Legal, para reforçar segurança
A ideia é de ampliar essa faixa para 250 km, permitindo assim, uma atuação mais efetiva das forças armadas na região
- Da Redação, com Agência Brasil
(Foto:arquivo pessoal) Buscando fortalecer a segurança na região Amazônica, o governo brasileiro está estudando a possibilidade de ampliar em cerca de cem quilômetros, a faixa de fronteira do país com as nações vizinhas.
O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, relatou a intenção do governo de expandir essa faixa, que atualmente possui 150 km, a partir da fronteira para o interior do território nacional.
O Ministro da Defesa, Múcio, defende a ideia de ampliar essa faixa para 250 km, permitindo assim uma atuação mais efetiva das forças armadas na região.
A declaração de Flávio Dino ocorreu após sua participação no lançamento do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Amas), que visa implementar ações de segurança pública, nos estados que compõem a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins.
O objetivo central do plano, é combater crimes na região, especialmente os de natureza ambiental. Para isso, o governo pretende instalar 34 bases integradas de monitoramento, que contarão com a colaboração dos policiais federais e estaduais, além de convidar os policiais dos países da Amazônia, para uma cooperação internacional.
O investimento total para as ações do Plano Amas, será de R$ 2 bilhões, provenientes do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Fundo Amazônia. Esses recursos serão utilizados para a implantação de estruturas e aquisição de equipamentos como viaturas, armamentos, helicópteros, caminhonetes, lanchas blindadas, entre outros, a fim de reforçar a segurança e a soberania na região da Amazônia Legal.