19/07/2023 às 10h45min - Atualizada em 19/07/2023 às 10h45min

Mais Arrobas com a levedura seca de cana-de-açúcar

(Foto:arquivo pessoal)
A expansão da cana de açúcar mostrou que a viabilidade da atividade não se baseia somente no açúcar e etanol. A cultura proporciona muitos produtos e coprodutos, inclusive energia, biofertilizante, volumosos (bagaço e feno da palha) e um “farelo” proteico, a levedura seca de cana. Esse coproduto de elevado valor nutritivo é uma alternativa para alimentação de bovinos.

Nos últimos anos, as usinas brasileiras aumentaram a produção de levedura seca de cana-de-açúcar. A busca por novas fontes de proteína para inclusão na ração animal abriu uma excelente oportunidade para o setor sucroalcooleiro. O Brasil tornou-se um dos maiores produtores e exportadores do produto, destinado principalmente à alimentação de monogástricos. Todavia, esse produto pode apresentar algumas restrições para a alimentação de monogástricos.

Altos níveis de inclusão de levedura seca de cana-de-açúcar na dieta de monogástricos pode prejudicar o desempenho dos animais, pois a baixa digestibilidade da parede celular da levedura reduz a utilização dos nutrientes da ração. O mesmo não ocorre com ruminantes, pois esses animais apresentarem flora microbiana ruminal que auxilia no processo de digestão da parece celular da levedura, e torna a levedura totalmente degradada no rúmen.

A levedura seca de cana-de-açúcar (Saccharomyces cerevisiae), obtida por meio da fermentação no processo de fabricação de álcool e posterior secagem, é um alimento de alto valor biológico utilizado na composição das rações, por possuir alto conteúdo proteico, em torno de 30 a 41% de proteína totalmente degradável no rúmen, com elevada concentração de vitaminas do Complexo B e excelente balanço de aminoácidos. Além disso, é um agente palatabilizante (melhora o sabor da ração) e apresenta efeitos profiláticos (age como antibiótico natural).

Quando a quantidade de levedura em substituição aos farelos na dieta é elevada, a ponto de afetar o consumo, pode haver decréscimo no ganho médio diário com o aumento do nível de levedura nas dietas, mas nem sempre afeta o ganho médio de carcaça, o rendimento de carcaça e a conversão alimentar inativa.

A levedura seca de cana-de-açúcar apresenta elevado valor nutritivo e pode substituir farelos na alimentação de bovinos.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.