07/07/2023 às 11h29min - Atualizada em 07/07/2023 às 11h29min
Desvalorização da carne bovina e suína derruba competitividade da carne de frango
Cresce oferta de laranja precoce no estado de São Paulo
- Da Redação, com Cepea
(Foto: Divulgação) O valor médio da carne de frango apresentou um recuo em junho na comparação a maio no mercado de proteínas da Grande São Paulo. Por outro lado, as carnes suína e bovina registraram desvalorizações ainda mais expressivas. Esse cenário resultou em uma diminuição da competitividade da carne de frango em relação às suas substitutas.
De acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta sexta-feira (07), as vendas da carne de frango estiveram fracas no último mês. Diante disso, a indústria optou por manter os preços baixos, buscando preservar a liquidez e evitar o acúmulo de estoques.
Laranja
No segmento de citros, a oferta de laranjas precoces no estado de São Paulo tem apresentado um crescimento gradual. Colaboradores do Cepea afirmam que as expectativas para julho são de que essas variedades atinjam o pico de safra, o que tende a intensificar ainda mais o processamento industrial da fruta.
Apesar desse aumento na oferta, agentes consultados acreditam que os valores pagos no mercado in natura devem se manter firmes, devido aos preços mais elevados na indústria. Muitos produtores estão redirecionando a fruta que seria destinada ao mercado de mesa para a moagem.