29/06/2023 às 13h18min - Atualizada em 29/06/2023 às 13h18min
ABPA: Influenza Aviária em aves de subsistência não afeta exportações
Foram confirmados 52 casos de gripe aviária em aves silvestres e um caso em ave de subsistência
- Da Redação, com CarneTec e ABPA
(Foto: Divulgação) Nesta quarta-feira (28), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) afirmou que o caso de gripe aviária de alta patogenicidade identificado em uma ave de quintal na Serra, no Espírito Santo, não afeta a condição de país livre da doença, segundo a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). A produção comercial de aves continua livre da doença.
"Não há expectativa de alteração no fluxo das exportações brasileiras. Também não há risco para o abastecimento de produtos", disse a ABPA em nota. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) confirmou nesta terça-feira (27) o primeiro caso de gripe aviária em uma ave de subsistência no Brasil.
Até a manhã desta quarta, o MAPA havia confirmado 52 casos de gripe aviária em aves silvestres e um caso em ave de subsistência. Os surtos em aves silvestres foram relatados no Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul. Nenhum caso foi identificado em aves comerciais do setor produtivo.
A ABPA reiterou em nota que, segundo todas as organizações internacionais de saúde, não há risco no consumo de derivados de carne de aves. "A ABPA enfatiza que os protocolos sanitários mantidos pela avicultura industrial brasileira seguem os mais altos padrões de biossegurança, resguardando as unidades produtivas da doença".