21/06/2023 às 10h05min - Atualizada em 21/06/2023 às 10h05min

Mato Grosso aumenta exportações de carne bovina para China no acumulado deste ano

No mesmo período, as exportações totais de carne bovina do Brasil apresentaram queda de 8%

- Da Redação, com CarneTec
(Foto: Divulgação)
As exportações de carne bovina do estado de Mato Grosso atingiram recorde no acumulado do ano, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Nos primeiros cinco meses de 2023, as exportações registraram um aumento de 1,49% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O relatório do Imea, com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), revelou que o volume total de carne bovina exportada pelo estado no período de janeiro a maio alcançou 245,96 mil toneladas equivalente carcaça.

A alta nas exportações mato-grossenses contrasta com a queda de 8% nos embarques totais de carne bovina do Brasil durante o mesmo período. Mato Grosso alcançou valores recordes apesar da suspensão temporária das vendas brasileiras para a China devido a um caso atípico de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) no Pará.

Embora a participação da China nas exportações de carne bovina mato-grossense tenha diminuído para 45,04% em 2023, em comparação com queda de 49,67% em 2022, o país asiático ainda permanece como o maior importador desse produto. 

O Egito, o segundo maior comprador da carne bovina do estado, aumentou suas importações em 35,9%, elevando sua participação no total exportado por Mato Grosso em 2,51 pontos percentuais em relação a 2022.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.