19/06/2023 às 13h44min - Atualizada em 19/06/2023 às 13h44min
Baixo volume de chuva nos EUA não impedirá oferta superior a demanda da soja
Departamento de Agricultura dos Estados Unidos aponta aumento na oferta mundial de soja na safra 2023/2024
- Da Redação, com Cepea
(Foto: Agência Brasil) O baixo volume de chuva no Meio-Oeste dos Estados Unidos tem gerado preocupação entre os agentes do setor de soja devido aos possíveis impactos negativos no desenvolvimento das lavouras. Mesmo com produtores em alerta, as previsões indicam ocorrência de chuvas nos próximos dias, o que pode amenizar os possíveis impactos negativos sobre a produção.
De acordo com informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) desta segunda-feira (19), a semeadura já está praticamente concluída no país, e o percentual de lavouras em condições boas e excelentes vem diminuindo semana após semana.
Apesar desse cenário preocupante, estimativas recentemente divulgadas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) apontam para um expressivo aumento na oferta mundial de soja na safra 2023/24, incluindo a safra brasileira de 2022/23. O USDA destaca que a oferta global pode superar a demanda, o que resultaria em uma elevação da relação estoque final/demanda total de 27,8% para 31,9%, a maior registrada em cinco safras.
No mercado interno, além da possibilidade de uma oferta elevada de soja, a desvalorização do dólar em relação ao Real tem exercido pressão sobre as cotações da soja e seus derivados no Brasil. Essa situação tem impactado o setor e deve ser monitorada de perto pelos produtores e agentes envolvidos na cadeia produtiva da soja.