22/05/2023 às 13h29min - Atualizada em 22/05/2023 às 13h29min
Cepea: colheita de milho tem início pontual no MT e preços seguem em queda
Com a diminuição no ritmo de colheita, queda no preço da mandioca é limitada
- Da Redação, com Cepea
(Foto: Agência Brasil) A colheita da segunda safra de milho começou de forma pontual em Mato Grosso, ainda abrangendo menos de 1% da área total destinada ao cultivo, segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A expectativa é de que a intensificação da colheita ocorra no final de maio e início de junho. Em outras regiões, o ciclo de colheita pode ser prolongado devido às baixas temperaturas, o que deve atrasar o desenvolvimento das plantas.
No que diz respeito aos preços, o mercado de milho continua em baixa. Essa tendência é influenciada pelas estimativas de safras volumosas, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, onde as condições climáticas favoráveis aumentaram as expectativas de produção. As negociações do cereal estão enfraquecidas tanto no mercado interno brasileiro quanto para exportação. Os agentes do setor têm priorizado os embarques de soja, o que tem impactado as negociações do milho.
Mandioca
A queda de preços da mandioca tem sido limitada por conta da diminuição no ritmo da colheita da raiz. Segundo colaboradores do Cepea, o menor movimento de entregas acontece por conta de produtores que estão priorizando o plantio ou postergando a colheita, em contrapartida às lavouras de mandioca de segundo ciclo que já estão sendo finalizadas em outras regiões.
Entre 15 e 19 de maio, o preço médio da mandioca posta fecularia foi de R$ 696,31 por tonelada, uma queda semanal de 2,5%. No acumulado do ano, a baixa é de 41%.