08/05/2023 às 14h58min - Atualizada em 08/05/2023 às 14h58min
Previsão de boa safra mantém preços do milho em queda
Na praça de Campinas, a queda nos preços tem sido registrada desde o final de março
- Da Redação, com Cepea
(Foto: Divulgação)
O clima favorável tem sido um importante aliado para o desenvolvimento das lavouras de milho no Brasil. Entretanto, essa conjuntura tem em queda os preços do cereal em queda na maior parte das regiões acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
De acordo com os pesquisadores do Cepea, a queda nos preços tem sido registrada desde o final de março na praça de Campinas (SP).
Normalmente, esta época do ano é caracterizada por preços mais firmes devido aos baixos estoques no primeiro semestre e a problemas logísticos em decorrência da prioridade das entregas de soja.
No entanto, neste ano, os vendedores brasileiros estão ativos no mercado, dispostos a negociar os lotes da safra verão e a realizar contratos para o segundo semestre. Enquanto isso, os compradores seguem na expectativa de quedas mais intensas nos preços e adiam as aquisições.
Os pesquisadores do Cepea ressaltam que a demanda pelo cereal permanece firme, tanto para o mercado interno quanto para as exportações. Além disso, a oferta do milho safrinha, que começa a ser colhido em junho, também pode influenciar os preços do grão no segundo semestre.