A temporada 2023/24 de produção de etanol no Centro-Sul do Brasil, está enfrentando dificuldades com as chuvas, que têm afetado as principais regiões produtoras. Como resultado, algumas usinas estão encontrando dificuldades na retirada da matéria-prima do campo e na produção dos biocombustíveis. De acordo com colaboradores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), esse cenário está dando sustentação aos preços do biocombustível.
O volume de chuva registrado na maior parte do estado de São Paulo atrasou o avanço da colheita da cana-de-açúcar nos últimos dias, dificultando a moagem e reforçando o contexto de baixa oferta de açúcar cristal branco. Como resultado, alguns compradores temendo ficar sem o adoçante, adquiriram o cristal a preços mais elevados, enquanto outros, estocados, preferiram esperar por valores mais atrativos para negociar, deixando o mercado com pouco movimento.
A continuidade das chuvas nas principais regiões produtoras do Centro-Sul do Brasil, está impactando a produção de etanol e sustentando os preços do biocombustível. Além disso, a dificuldade na retirada da matéria-prima do campo, está levando alguns compradores a focar na retirada de produto adquirido anteriormente, em algumas poucas usinas, que voltaram a moer nos últimos dias.
Da Redação, com Cepea