O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) irá destinar R$ 2,5 milhões para apoiar projetos de bioeconomia florestal em cinco municípios com baixos indicadores socioeconômicos no Amazonas.
A iniciativa, que contará com mais R$ 2,5 milhões aportados por parceiros, será implementada pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) e deverá envolver o manejo comunitário de floresta nativa nas cadeias da madeira, óleos vegetais e castanha-do-Brasil.
Populações extrativistas, produtores familiares moradores de Unidades de Conservação e beneficiários de programas da reforma agrária poderão participar da seleção por meio de suas cooperativas e organizações sociais.
A produção decorrente desses projetos poderá ser comercializada pela Inatú, uma marca coletiva de produtos amazônicos sustentáveis criada a partir de uma parceria do Idesam com associações e cooperativas. As organizações selecionadas receberão assistência técnica e atividades de capacitação irão beneficiar 150 pessoas.
Da Redação, com Agência Brasil