A safra 2023/24 do açúcar cristal branco teve uma primeira semana oficial movimentada no mercado spot (à vista) de São Paulo. De acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a média do Indicador CEPEA/ESALQ foi de R$ 137,09 para a saca de 50 kg, com uma alta de 3,18% em relação à semana anterior.
Esse aumento acontece por conta da baixa oferta do cristal para pronta-entrega, já que a produção ainda é lenta nas usinas paulistas. É importante lembrar que os primeiros lotes de cana moídos costumam ser direcionados para a produção de etanol e açúcar VHP.
Além disso, o preço do demerara na Bolsa de Nova York (ICE Futures) também subiu, reforçando o movimento de avanço no mercado paulista. Com isso, o cenário é favorável para a indústria sucroenergética, que pode aproveitar essa alta nos preços para maximizar seus lucros.
Etanol
Já no mercado de etanol, a demanda tem se mostrado aquecida desde o início da safra. O levantamento do Cepea indica que os preços dos etanóis hidratado e anidro iniciaram a temporada 2023/24 em alta em toda a região Centro-Sul. Em São Paulo, a baixa entrada de produto da nova produção contribuiu para esse suporte.
Na última semana, o aumento nas negociações do hidratado foi impulsionado pelo feriado na sexta-feira, dia 7, e pela Páscoa, o que levou as distribuidoras a adquirirem volumes maiores de etanol, já que a circulação de veículos aumentou.
Para as próximas semanas, espera-se um novo aquecimento na demanda por etanol, devido aos feriados de 21 de abril e 1º de maio. Com isso, a indústria sucroenergética pode se beneficiar tanto da alta dos preços do açúcar cristal branco como do aumento da demanda por etanol.
Da Redação, com Cepea