A agricultura no Brasil é tradicionalmente comandada por homens, mas nas últimas décadas as mulheres têm conquistado mais espaço no setor.
Segundo estudo do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com a Embrapa e o IBGE, as mulheres atualmente manejam mais de 30 milhões de hectares, o equivalente a 8,4% das áreas rurais do país.
Além de liderar propriedades, as mulheres assumiram posições de destaque em empresas, indústrias e cooperativas. Elas também representam cerca de 30% dos profissionais do setor, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
O Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), um dos eventos mais significativos do setor, terá a sua 8ª edição entre os dias 25 e 26 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
O evento reúne mulheres presentes em todas as cadeias produtivas do setor, que vêm se destacando nas áreas de pesquisa e acadêmica. A fim de manter esse cenário crescente, lideranças femininas reivindicam políticas públicas mais inclusivas e uma comunicação integrada.
Da Redação, com assessoria Congresso Nacional de Mulheres do Agronegócio