Nota emitida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), informa que o resultado da contraprova realizada pelo laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) confirmou que o caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) detectado no município de Marabá (PA) é atípico tipo H.
Desta forma, comprovou-se que o caso ocorreu por causas naturais em um único animal de 9 anos de idade. Por isso, o MAPA está adotando as providências necessárias para que as exportações de carne bovina brasileira sejam restabelecidas o mais breve possível.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, comunicou imediatamente o resultado da amostra ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e está marcando uma reunião virtual com o governo chinês para tratar do desembargo da exportação da carne bovina ao país.
Até o momento, os frigoríficos estão fora das compras, aguardando posicionamento dos compradores chineses para retornar às atividades. As cotações do boi, da vaca e da novilha estão estáveis na comparação diária.
Da Redação, com Mapa