Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), as exportações brasileiras de carne de frango devem crescer cerca de 3% em 2023, alcançando um total de 4,6 milhões de toneladas.
Esse aumento se deve à forte demanda externa e ao consumo doméstico, que também deve crescer impulsionado pela estimativa de uma safra de grãos melhor neste ano e pelo aumento da oferta de frangos.
A produção brasileira de carne de frango em 2023 é estimada em 14,8 milhões de toneladas, um aumento de 2% em relação a 2022. Além disso, espera-se uma queda nos custos de produção, o que favorece o setor.
Segundo o USDA, o consumo de carne de frango no Brasil também deverá crescer 2% em 2023, totalizando 10,2 milhões de toneladas. Cerca de 70% da produção brasileira de carne de frango deverá ser destinada ao consumo interno, mantendo um cenário similar ao ocorrido nos últimos anos.
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) havia estimado, no início deste ano, que o Brasil poderia exportar entre 5 milhões e 5,2 milhões de toneladas de carne de frango em 2023 e produzir entre 14,6 milhões e 14,75 milhões de toneladas.
Da Redação, com CarneTec