Pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) mostra que os preços dos etanóis anidro e hidratado recuaram significativamente durante a semana passada no estado de São Paulo.
Entre 9 e 13 de janeiro, o Indicador Cepea/Esalq semanal do etanol hidratado em São Paulo fechou a R$ 2,5896 o litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins, que estão com alíquota zerada). Uma forte queda de 7,82% frente ao do período anterior.
Para o anidro, o mesmo indicador fechou a R$ 3,0829 o litro, sendo valor líquido de impostos (PIS/Cofins, com alíquota zerada) que reflete baixa de 4,51%. Segundo pesquisadores do Cepea, a perda de competitividade do etanol frente à gasolina na ponta varejista segue gerando pouco interesse de compradores em adquirirem novos volumes do biocombustível no mercado spot (à vista).
A expectativa de que os impostos federais sobre o combustível voltassem a ser considerados no começo de janeiro fez com que algumas distribuidoras intensificassem as compras no final de dezembro. No entanto, as taxações não retornaram, deixando o mercado com estoques do produto adquirido a valores mais altos.
Algumas usinas, por outro lado, ficaram firmes nos preços ofertados ou estiveram fora do mercado na expectativa de uma possível volta da cobrança dos impostos federais.
Da Redação, com Cepea