A Secretaria de Comércio Exterior (Secex), informa que o Brasil exportou 5.092.994,5 toneladas de milho até o dia 24 de outubro, segundo o Ministério da Economia.
Apenas o cereal exportado nos primeiros 14 dias úteis de outubro, ultrapassa em 183,4% do total embarcado em todo o mês de outubro de 2021.
A média diária de embarques está em 363.785,3 toneladas. Crescimento de 304,9%. Em outubro do ano passado, foram exportadas ao dia, 89.851,9 mil toneladas.
A expectativa é que em outubro deste ano, o Brasil exporte 7,2 milhões de toneladas, segundo a Anec (Associação Nacional dos Exportadores de Cereais). A associação tinha a expectativa de exportar 5,5 milhões de toneladas.
Para alcançar o objetivo, nos próximos seis dias, o Brasil terá que exportar diariamente 407 mil toneladas ou seja, mais de 2,107 milhões de toneladas.
A Anec acredita que o grande volume do milho exportado pelo Brasil está relacionado aos problemas enfrentados pela Rússia e pela Ucrânia, em função da guerra entre os dois países.
A incerteza do escoamento do milho da Ucrânia, leva o analista da HedgePoint Global Markets, Pedro Schicchi, a lembrar que o Brasil também se beneficiou da redução de projeção da produção nos Estados Unidos e na Argentina.
Da Redação, com Notícias Agrícola.