Acordo do corredor de grãos no Mar Negro é necessário para preços caírem

21/10/2022 10h39 - Atualizado em 21/10/2022 às 10h39

O acordo do corredor de exportação do Mar Negro assinado em julho foi fundamental para reduzir os preços dos alimentos, mas precisa continuar para trazer o fluxo de grãos da Ucrânia de volta aos níveis normais, disse a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad, na sigla em inglês), em relatório. Segundo o documento, quase 8 milhões de toneladas de grãos foram embarcadas no curso do acordo, principalmente milho e trigo.

Os países em desenvolvimento são os principais receptores de grãos, afirmou a Unctad, de forma que reduziram os custos dos alimentos desde julho.

“Com o acordo terminando em novembro e sua renovação incerta, os preços de algumas commodities, como trigo e milho, voltaram a subir”, disse a Unctad no relatório. “Sem a iniciativa, há pouca esperança de fornecer segurança alimentar, especialmente para os países em desenvolvimento e menos desenvolvidos”.

Da Redação, com Agência Estado

Tags »
Notícias Relacionadas »