Vinte grandes empresas, filiadas à Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), ocupam um estande com área construída de 990 m² numa das maiores feiras de alimentos do mundo. A Siall Paris começou dia 15 e termina dia 19. A Abiac e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) fizeram a parceria para mostrar mais sobre a qualidade e segurança que fazem a carne bovina brasileira ser apreciada por consumidores em 157 países.
O estande realiza um tradicional churrasco brasileiro no período, com uma tonelada de carne.
O objetivo é abordar sustentabilidade, falando dos pilares básicos: ambiental, social e econômico, e mostrar como a pecuária brasileira está fazendo para se enquadrar nas metas das Nações Unidas de preservação do meio ambiente e diminuição do metano na pecuária, com responsabilidade, segurança alimentar e produção sustentável.
É a retomada da Feira presencial, devido à pandemia de Covid 19. A última Feira com público foi em 2018. Na oportunidade, o evento gerou US$ 220 milhões em negócios diretos e outros US$ 1 bilhão em negócios futuros. “Esta é a primeira grande feira da Europa que ocorre após a retirada das restrições sanitárias, fazendo com que as expectativas para a edição 2022 sejam altas”, disse a Abiec no comunicado.
A cada ano que passa, a União Europeia fica entre os maiores importadores da nossa carne bovina. Apenas em 2021, ela comprou 77,2 mil toneladas. De janeiro a setembro deste ano, os embarques já somam 59,7 mil toneladas. Um aumento de 15,9% nos primeiros seis meses do ano em relação ao mesmo período de 2021.
Imagem em alta
O projeto Brazilian Beef (ApexBrasil e Abiec), fortalece a imagem da carne bovina brasileira, mudando a imagem e aumentando a participação brasileira no mercado mundial de carnes. Desde 2001, foram nove projetos, R$ 60 milhões em investimentos e crescimento das exportações em mais de 500%.
Da Redação, com CarneTec