15/08/2022 às 08h32min - Atualizada em 15/08/2022 às 11h41min

Declaração de rebanho termina em outubro no Rio Grande do Sul

Pecuaristas gaúchos, em 2022, devem fazer a Declaração Anual de Rebanho naquele estado entre os meses de junho e outubro. A mudança da data da declaração, tradicionalmente realizada entre janeiro e maio, ocorreu para permitir a implantação da declaração digital. Portanto, como o prazo foi alterado, é preciso atenção.

Um sistema on-line, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e Procergs, vai permitir um controle e descrição das criações no estado. O pecuarista neste ano, pode fazer a declaração nas Inspetorias de Defesa Agropecuária. No entanto, o objetivo é que as próximas edições sejam realizadas pelo produtor, de casa, pela Internet.

A Declaração é realizada pelos pecuaristas há anos. Geralmente, no período da vacinação contra a febre aftosa. A Secretaria alerta que, mesmo com a mudança, os produtores de bovinos, bubalinos, aves, suínos, peixes, equinos e abelhas precisam fazer a declaração. 

Hoje, o produtor vai à inspetoria e faz a declaração no computador do servidor. O processo leva cerca de 30 minutos. Outra opção, é baixar o formulário na internet, preencher e entregar. O novo formulário on-line também vai possibilitar uma série de informações que não eram pedidas.

No início deste mês, apenas 70 mil, de um total de 390 mil declarações, foram entregues. As declarações contêm dados fundamentais para criar e estabelecer novas políticas sanitárias e mitigar doenças.

Rogério Kerber, presidente do Fundo, disse que após a suspensão das vacinas, o formulário é fundamental. “O serviço veterinário oficial precisa saber onde está o rebanho e qual seu tamanho. Além dos bovinos, as demais espécies de interesse comercial também precisam ser declaradas”, pontua.

O produtor deve fornecer os seguintes dados: número de animais no rebanho, o sexo, faixa etária, os nascimentos, mortes, quantos foram consumidos ou se houve roubo. Em caso de roubo, é necessário anexar o Boletim de Ocorrência.

 

Da Redação, com informações de Notícias Agrícolas

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.