As exportações de carne de frango para a China tiveram forte retração nos meses de junho e julho, segundo levantamento feito pelos técnicos do Centro de Estudos em Economia Aplicada (Cepea), a partir dos dados disponibilizados pela Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério da Economia.
A comparação entre os meses de julho e junho deste ano mostra uma queda de 19,2%. Se a comparação for com julho de 2021, a queda é ainda mais expressiva, chegando a 40,5%. No último mês de julho, foram embarcadas 37,6 mil toneladas.
O alto valor do produto nacional tem sido um dos motivos para a diminuição das vendas à China, que busca diversificar suas importações de carne e consegue diante do seu poder de barganha por conta do volume que importa e obtém preços mais atrativos no mercado internacional.
Apesar do forte recuo no volume embarcado, o preço médio das exportações aumentou. Dados da Secex mostram que, em julho, a carne de frango brasileira teve média de R$ 11,81 o quilo, o maior patamar de preço em moeda nacional da série histórica, iniciada em 1997, sendo 6,2% maior que a cotação de junho e 31,4% acima do preço observado em julho/21.
Da Redação, com Cepea