10/08/2022 às 14h09min - Atualizada em 10/08/2022 às 14h09min

Mais Arrobas e os cuidados na transição da seca para as chuvas

Na coluna Mais Arrobas desta quarta-feira, dia 10, o professor e engenheiro agrônomo, João Gomes, explica como ter cuidados com a pastagem no período mais crítico da estiagem.

João diz que a fase é a mais crítica para alimentação do gado e preservação das pastagens por ser uma época em que elas são muito exigidas pelo intenso pastejo antes do momento adequado, levando à degradação. João aconselha que o volumoso e o manejo correto são fundamentais para conseguir pastagens produtivas na estação de crescimento.

Menezes lembra que os meses de agosto e setembro são de mais escassez de forragem. O período é o mais crítico por somar fatores como a temperatura ambiente ser menor que a temperatura base da planta, a falta de chuvas e dias com menores períodos de luz. Fazendo com que a planta pare o acúmulo de massa.

Como soluções, João aponta o uso de adubação nitrogenada nas primeiras chuvas para corrigir o solo, permitindo maior acúmulo e maior oferta de forragem de qualidade para os animais.

Aponta também o uso de suplementação volumosa e concentrada até a recuperação adequada dos pastos, o sequestro de animais, com animais retirados das pastagens e alimentados com volumoso suplementar até a recuperação satisfatória das pastagens, permitindo uma rebrota vigorosa, menor tempo de recuperação e maior produção no retorno das chuvas.

Ficou interessado e quer saber mais? Clique aqui e tenha acesso à coluna completa. Boa leitura!

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.