Na coluna Gestão Robusta desta sexta-feira, o jornalista André Casagrande apresenta quais são os cuidados necessários no período de transição das vacas produtoras de leite. Para falar com propriedade sobre o assunto, Casagrande conversa com o médico veterinário e coordenador técnico de Bovinos de Leite da MCassab Nutrição e Saúde Animal, Rafael Barletta.
Barletta apresenta alguns riscos que devem receber uma atenção especial, entre eles, a falta de hidratação do rebanho, que impacta no metabolismo animal. Rafael relembra que as vacas perdem líquido no momento do parto e é preciso retomar o equilíbrio nutricional para manter a saúde dos animais. Lembra, também, que “é importante que logo após o parto os animais façam a ingestão de água e eletrólitos”.
Quanto à gestão de rebanho, Barletta diz que os produtores precisam se atentar para evitar doenças durante a transição. Segundo ele, o mais importante é que haja o correto monitoramento dos animais, iniciando-se com a aferição do consumo de matéria seca em cada uma das fases.
O especialista afirma que é importante implementar aferições de PH urinário, que deve ser realizado uma vez por semana, no pré-parto, a fim de corrigir possíveis erros de manejo. Rafael acrescenta que o monitoramento de doenças deve ser instituído na fazenda por estar diretamente relacionado ao manejo e à nutrição dos animais, auxiliando nas tomadas de decisão.
Ficou interessado e quer saber mais? Clique aqui e tenha acesso à matéria completa. Boa leitura!