A União Europeia estuda uma nova rodada de sanções que devem manter pressão sobre a Rússia. As sanções seriam contra a compra de ouro daquele país, assim como o congelamento dos ativos do maior banco russo, o Sberbank. A Rússia, por sua vez, informou, nesta quinta-feira (21), que essas novas sanções são ilegítimas e podem provocar consequências devastadoras para a segurança e para a economia, diz o site Notícias Agrícolas.
A porta-voz do ministério, Maria Zakharova, atacando as medidas mais recentes, disse que “a União Europeia continua se encaminhando para um beco sem saída com persistência invejável". Para ela, toda a insegurança econômica mundial está sendo criada pelas sanções do Ocidente. “As consequências devastadoras das sanções da União Europeia em vários segmentos da economia e segurança globais estão se tornando cada vez mais óbvias".
Zakharova frisou que o bloco de 27 países deseja aliviar algumas sanções para garantir alimentação para todos. Essa postura permitirá a Moscou aliviar o aperto contra as exportações de grãos e fertilizantes sem entraves.
Mas ela também assinalou que existe uma diferença imensa entre o que as autoridades ocidentais declaram e o que eles fazem.
Da Redação