Na coluna Pecuária Verde desta semana, o consultor em Sustentabilidade Fred Almeida comenta o relatório “O Estado de Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo”, divulgado na última semana pelas agências ligadas à ONU. No texto, Almeida trata da fome e insegurança alimentar, um assunto sério e urgente na sociedade global.
O especialista lembra que, desde 2015, a proporção de pessoas afetadas pela fome vinha sendo proporcional a 8% no mundo, mas atualmente, atinge 9,8%. Lembra também que os números da insegurança alimentar ao redor do mundo preocupam e atingem praticamente 30% da população, número que teve um elevado crescimento em relação ao período pré-pandemia.
Outro reflexo da pandemia de Covid lembrado na coluna é a inflação sobre os alimentos, onde Fred aponta que um elevado número de pessoas não conseguiu pagar por uma alimentação saudável em 2020.
Almeida conclui apontando que o desperdício de alimentos ao redor do mundo também preocupa. De acordo com dados apresentados na coluna, cerca de 931 milhões de toneladas de alimentos foram desperdiçados, o que corresponde a 17% da produção global.
Somente no Brasil, são desperdiçados cerca de 60 kg de alimentos por pessoa, totalizando em 12,5 milhões de toneladas ao ano. 80% deste desperdício vem do uso doméstico, vem das casas.
Por ampliar a insegurança alimentar, que atingiu o pior índice desde 2004, e contribuir com problemas como a mudança climática, o desperdício de alimentos é um dos maiores problemas enfrentados.
Leia a coluna completa clicando aqui.
Boa leitura.