29/03/2022 às 06h41min - Atualizada em 29/03/2022 às 10h43min

Pecuaristas precisam de 16 arrobas para comprar uma tonelada de ureia

O levantamento da zootecnista e analista de mercado da Scot Consultoria, Thayná Drugowick, mostra que o preço referência para a ureia agrícola é de R$ 5.038,93 sem o frete na praça paulista. Comparado ao preço praticado em fevereiro deste ano, o aumento é de 10,9%. Na comparação anual, o aumento é de 67,8%.

Com isso, a relação de troca para o pecuarista é de 15,6 arrobas para a compra de uma tonelada do insumo nitrogenado. Em relação ao mês de fevereiro, o aumento é de 1,38 toneladas.

A situação não melhorou nas duas primeiras semanas de março. O poder de compra do pecuarista caiu 10,1%, com as altas expressivas do fertilizante. Para a ureia, o cenário deve continuar o mesmo. Os preços se manterão firmes, nos mercados interno e externo.

A única expectativa de limitação no crescimento dos preços do insumo, é da queda do dólar frente ao Real nos últimos dias. Ninguém prevê o que pode acontecer com o câmbio.

A variação para cima dos preços e a dificuldade para a compra da ureia estão relacionados às incertezas causadas pela invasão da Ucrânia pela Rússia e os efeitos na produção e exportação dos fertilizantes nitrogenados. A Rússia é uma das grandes produtoras mundiais de quem o Brasil depende.


Da Redação

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.