17/02/2022 às 07h35min - Atualizada em 17/02/2022 às 16h00min

Conab inicia pesquisa de produtividade em mais de mil propriedades com lavoura de soja

Agentes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vão realizar visitas em mais de mil propriedades rurais produtoras de soja no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Mato Grosso do Sul ao lado das autoridades dos 4 estados.

A proposta é fazer um levantamento da produtividade da soja objetiva em propriedades escolhidas aleatoriamente. “É a primeira vez que selecionamos lavouras de grãos por meio de sorteio aleatório”, explica o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Sergio De Zen.

Ele disse também que “este é um trabalho a mais que a Companhia realiza, além dos levantamentos mensais da safra, e representa uma evolução em nossa metodologia, alinhada com padrões internacionais.”

O trabalho de campo começou dia 1º de fevereiro no Paraná, segundo a Conab, pelo Departamento de Economia Rural (Deral-PR) e o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná).

O diretor do Deral, Salatiel Turra, destacou que a parceria com a Conab garante mais segurança ao trabalho subjetivo de levantamento de estimativa de safra feito pelo departamento no estado.

“O trabalho com a Conab, que nos possibilita um levantamento objetivo da cultura de soja, é muito bem-vindo, principalmente nesse momento, quando o estado paranaense tem passado por situações climáticas adversas, que impactam nessa cultura”, afirmou.

Já em Mato Grosso do Sul, as atividades ocorrem com a colaboração da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famasul). Em Santa Catarina, a parceria é realizada com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), enquanto que no Rio Grande do Sul o apoio é da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul).

“Após o trabalho de campo, os dados serão tratados e analisados pela equipe de estatísticos da Conab”, afirma a superintendente de Informações da Agropecuária da Companhia, Candice Romero Santos.

Atualmente, a Conab avalia as condições das lavouras de soja nos quatro estados que apresentaram quebra de safra. A expectativa da estatal é que o trabalho seja incluído nos principais estados produtores da oleaginosa.

"Quanto mais instituições participarem do estudo, maior o número de dados coletados e, consequentemente, melhor o resultado", reforça o diretor da Conab.

"Por isso, esperamos que outras instituições agrícolas que também possuam equipes de campo nesses estados possam inserir-se nesta pesquisa. Ao longo do trabalho de campo vamos receber novos membros e montaremos toda a logística a partir dessas parcerias. Uma das metas é justamente estruturar o projeto para incluí-lo nas ações rotineiras da Companhia", pondera De Zen.


Da Redação, com Conab

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.