Mercado do boi gordo fecha em queda e frigoríficos reduzem bonificações
Indústria ajusta estratégia diante do avanço das exportações para a China, enquanto atacado registra valorização da carne bovina
PorDa Redação, com Canal Rural•
2 Min
Foto: reprodução
O mercado físico do boi gordo encerrou a quarta-feira (10) com recuo nos preços em diversas regiões do país, refletindo a estratégia dos frigoríficos de negociar em valores mais baixos. Segundo o analista Fernando Henrique Iglesias, da Safras & Mercado, a indústria vem ajustando suas operações diante da expectativa de esgotamento antecipado da cota de exportação destinada à China entre junho e julho.
De acordo com o especialista, esse cenário tem provocado redução dos abates e diminuição, ou até eliminação, das bonificações pagas aos animais enquadrados no padrão de exportação para o mercado chinês. O movimento ocorre após o forte avanço das vendas externas registrado ao longo do primeiro semestre.
Mesmo com escalas de abate relativamente curtas, Iglesias avalia que ainda existe pouca margem para uma recuperação mais consistente da arroba no curto prazo, em razão da postura cautelosa adotada pela indústria frigorífica. Em São Paulo, a arroba foi cotada, em média, a R$ 353,17, enquanto Goiás registrou R$ 338,21, Minas Gerais R$ 330,88, Mato Grosso do Sul R$ 353,07 e Mato Grosso R$ 357,30.
No atacado, o comportamento foi diferente. Os preços da carne bovina apresentaram valorização impulsionada pela boa reposição entre atacado e varejo durante a primeira quinzena do mês e pela expectativa de maior consumo em junho. O quarto dianteiro foi negociado a R$ 21,70 o quilo, a ponta de agulha a R$ 20,00 e o quarto traseiro a R$ 27,00 por quilo.