07/12/2021 às 11h06min - Atualizada em 10/12/2021 às 10h21min

FENOVI coloca o Noroeste Paulista no centro da Ovinocultura

Começou nesta terça-feira (7) no Recinto Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”, a FENOVI – Feira Noroeste Paulista de Ovinos, evento que marca o início de um novo ciclo do setor da ovinocultura para fomentar a atividade na região de São José do Rio Preto, considerada importante e estratégica para o agronegócio brasileiro.

Organizada pela Associação Noroeste Paulista de Ovinocultores (ANPOVINOS) e correalizada pela Prefeitura Municipal de Rio Preto, a FENOVI envolve toda a cadeia produtiva em sua programação, do melhoramento genético a pratos da alta gastronomia, segmento em que a carne de cordeiro é bastante apreciada. Até o próximo domingo, 12 de dezembro, a FENOVI irá contar com calendário técnico e também atrações para o público geral.

Entre as atividades mais voltadas para o setor, destaque para a 14ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper, realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper), e para o 1º Congresso Nacional da Carne Ovina, cujas palestras que tiveram início nesta terça-feira (7), seguindo até quinta-feira, 9 de dezembro.

“A FENOVI constitui uma grande vitrine de negócios. Não se trata apenas de julgamentos de raças ovinas, mas de uma série de ações que darão ao produtor do Noroeste Paulista um perfil completo da ovinocultura nacional. Nas palestras do congresso técnico, por exemplo, falaremos sobre a criação de ovinos no Brasil na atualidade e para onde ela caminha”, destaca o presidente da FENOVI, Paulo Vianna, que também é presidente da ANPOVINOS, organizadora do evento.

Segundo Vianna, a FENOVI nasce grandiosa e consolidada no calendário de eventos agropecuários. “Em 20 anos visitando e participando de feiras, é a primeira vez que vejo um evento com essa estrutura e grandeza. O interesse de empresas do setor e de outros segmentos em participar tem superado todas as nossas expectativas”, completa.

O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Pedro Pezzuto, destaca a diversidade que é característica do agronegócio na região de Rio Preto. “A feira representa novas alternativas de negócio para os produtores, fortalecendo ainda mais a cadeia agroempresarial na região. Justamente por isso consideramos a FENOVI importante e estratégica.”

A expectativa da organização é oportunizar excelentes negócios ao longo da feira. Somente os dois leilões de ovinos das raças Dorper e White Dorper, programados para a sexta e sábado, 10 e 11 de dezembro, deverão movimentar mais de R$ 1,5 milhão. Além disso, a FENOVI reunirá estandes de diferentes empresas ligadas à cadeia produtiva da ovinocultura, do melhoramento genético à veterinária.

A FENOVI contará com a participação de mais de 700 ovinos das raças Dorper, White Dorper, Suffolk, Poll Dorset, Ile de France, Santa Inês e fêmeas de rebanho geral, para julgamentos, exposição e comercialização. Estarão presentes 52 cabanhas (fazendas) dos estados de São Paulo, Paraná, Bahia, Alagoas, Pernambuco e Rio de Janeiro. O evento movimenta diferentes setores da economia rio-pretense e gera mais de 70 postos de trabalho temporários diretos.

 

Serviço

FENOVI – Feira Noroeste Paulista de Ovinos

De 7 a 12 de dezembro

No Recinto Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”

Horário para o público em geral: 8h às 18h

Entrada e estacionamento gratuitos


Fonte: Assessoria de Imprensa FENOVI


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.