Na coluna Gestão Robusta desta sexta-feira (8), André Luiz Casagrande comenta que a vacinação in ovo como uma tecnologia que vem revolucionando a produção avícola global. Utilizada em mais de 90% dos incubatórios comerciais de grandes mercados como EUA, Europa e Ásia, a técnica já imuniza cerca de 20 bilhões de frangos por ano e promove imunidade precoce, melhor performance zootécnica e redução de custos.
De acordo com Eduardo Muniz, gerente técnico de aves da Zoetis, o método é realizado ainda na fase embrionária, com aplicação automatizada da vacina em ovos, protegendo os embriões contra doenças como Marek e Gumboro. A automação garante precisão, controle sanitário e produtividade — com capacidade de vacinar até 50 mil ovos por hora.
Além dos benefícios imunológicos, a vacinação in ovo contribui para o bem-estar animal, evita o estresse das vacinas manuais pós-nascimento e gera lotes mais saudáveis e uniformes. Segundo Muniz, o avanço tecnológico está alinhado a uma gestão moderna, baseada em dados e eficiência, que eleva o nível técnico das granjas e favorece decisões mais assertivas.
Leia mais na coluna Gestão Robusta. Boa leitura!