Na coluna Gestão Robusta desta sexta-feira (1º), André Luiz Casagrande destaca o lançamento da solução Diagnóstico de Maturidade em Pecuária 5.0, desenvolvida pela JetBov. A ferramenta, baseada em inteligência artificial, visa simplificar a gestão das propriedades de corte ao diagnosticar o estágio de evolução da fazenda e apontar ações estratégicas para melhorar eficiência, integração e rentabilidade.
Segundo Xisto Alves, CEO da desenvolvedora, o diagnóstico é feito por meio de um questionário online, cujas respostas são analisadas por IA, gerando um gráfico radar que mostra o nível de maturidade em áreas-chave como automação, gestão financeira e sustentabilidade. A ideia é oferecer uma leitura estratégica e direcionar o pecuarista para decisões mais estruturadas e assertivas.
Além de ser prática e acessível, a ferramenta atua como assistente virtual, orientando produtores, técnicos e gestores nos próximos passos para a modernização da operação. O sistema reúne dados de mais de 4 mil propriedades, permitindo comparar práticas de gestão das fazendas mais lucrativas do país.
Leia mais na coluna Gestão Robusta. Boa leitura!