24/09/2021 às 12h38min - Atualizada em 24/09/2021 às 12h39min

EXPO Rio Preto começa quarta-feira (29) com julgamentos e campeonatos

Começa na próxima quarta-feira (29) a 58ª EXPO Rio Preto – Edição Especial Julgamentos. Durante cinco dias mais de 900 equinos e bovinos serão avaliados. A EXPO de Rio Preto é um evento tradicional que, este ano, devido à pandemia, será destinado apenas a criadores e convidados. Em 2020 ela foi cancelada após a edição das medidas de segurança contra a Covid 19.

Este ano ela será um evento totalmente técnico voltado apenas para os setores agrícola e pecuário. Realizada pela Prefeitura e pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento ela terá pela primeira vez parceria da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), que fará a coordenação das raças zebuínas. Ela também conta com atores importantes da economia local e regional. Entre eles, a ACIRP (Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto) e apoio da UNIRP (Centro Universitário de Rio Preto), que mantém faculdade e hospital veterinário.

O clima no Recinto Alberto Lucatto Bertelli já envolve produtores e técnicos envolvidos com a preparação do evento. A infraestrutura começa a ficar pronta e os produtores iniciam a ocupação das baias. Ela vai promover um evento para os atores do agronegócio. Teremos julgamentos de gado, campeonato leiteiro e julgamento de morfologia e prova de marcha das raças equinas Mangalarga Paulista e Mangalarga Marchador.

Pela primeira vez, a EXPO Rio Preto ganha musculatura ao agregar a parceria técnica com a ABCZ. Representante das raças zebuínas no Brasil, será responsável pela coordenação dos julgamentos dos animais zebus. São 9 raças de gado de corte e leiteiro que deverão participar do evento: Nelore Padrão, Nelore Mocho, Tabapuã, Guzerá, Indubrasil, Simental, Simental Leiteiro, Gir Leiteiro e Girolando.

As medidas que impedem a abertura do evento para ao público provoca a transmissão ao vivo, pela Internet, de toda a programação diária do evento. Eles serão transmitidos pelos canais oficiais da Prefeitura (riopreto.sp.gov.br/expo) e pelo Canal ABCZ no Youtube (www.youtube.com/user/abczuberaba).

Programa Pró-Genética

A assessoria de imprensa da EXPO informa a organização solicitou “ao Governo de São Paulo participe do programa Pró-Genética da ABCZ. A iniciativa objetiva aumentar a produção sustentável de carne e leite de origem bovina entre pequenos e médios pecuaristas”.


Da Redação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.