Competitividade da carne de frango sobe frente à suína, mas cai para bovina

Dados indicam que a carne de frango e suína registraram valorização em comparação com abril

- Da Redação, com Cepea
16/05/2025 09h18 - Atualizado há 22 horas
Competitividade da carne de frango sobe frente à suína, mas cai para bovina
Foto: Reprodução

A carne de frango vem apresentando desempenho misto no mercado no início do mês de maio. Segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a proteína avícola ganhou competitividade em relação à suína, mas vem perdendo espaço frente à bovina, devido ao comportamento dos preços médios das três carnes no período.

Os dados indicam que tanto a carne de frango quanto a suína registram valorização nos preços médios na comparação com abril, enquanto os valores do boi têm recuado. Sobretudo, o movimento tem influenciado as decisões de consumo dos brasileiros, que consideram o custo-benefício das diferentes proteínas disponíveis no varejo.

De acordo com os pesquisadores do Cepea, o avanço nas cotações do frango está ligado principalmente à demanda aquecida no início do mês, impulsionada pelo pagamento dos salários. Esse efeito costuma gerar maior fluxo de consumo, em especial entre as proteínas de menor valor agregado.

No entanto, o cenário já começa a apresentar sinais de mudança. Parte dos agentes consultados pelo Cepea relata um leve arrefecimento na procura por carne de frango nos últimos dias, indicando possível desaceleração da demanda. Por outro lado, outra parte indica que o ritmo de vendas ainda se mantém firme, sustentando os preços em patamares elevados para o período.


Tags »
Notícias Relacionadas »