Os preços da soja operam em alta na manhã desta terça-feira (22) na Bolsa de Chicago, recuperando parte das perdas da sessão anterior. Os contratos futuros da oleaginosa registravam ganhos entre 4,50 e 7,75 pontos nos principais vencimentos — com o contrato de maio cotado a US$ 10,37 e o de agosto a US$ 10,44 por bushel.
O movimento de alta acompanha o avanço dos derivados, com destaque para o óleo de soja, que sobe quase 1% após as quedas do dia anterior. A valorização de quase 2% do petróleo também contribui para impulsionar a commodity, assim como sua desvalorização no dia anterior havia pressionado os preços.
Milho e trigo também apresentam valorização na CBOT. Parte desse avanço, inclusive no caso da soja, ocorre apesar do relatório divulgado na tarde de ontem pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), que mostrou o plantio da safra 2025/26 acima das expectativas do mercado.
Até o último domingo (20), 8% da área de soja havia sido plantada, superando a expectativa de 7%, os 2% registrados na semana anterior e a média histórica de 5% para o período.