Exportações brasileiras de proteínas disparam em março

Avanços expressivos nas exportações de carne e ovos destacam o bom momento do setor

- Da Redação, com MoneyTimes
14/04/2025 09h24 - Atualizado há 1 dia
Exportações brasileiras de proteínas disparam em março
Foto: Reprodução

As exportações brasileiras de proteínas tiveram um desempenho notável em março, com destaque para o crescimento de 342% nas vendas de ovos, que atingiram 3,7 mil toneladas, superando as 853 toneladas exportadas no mesmo mês do ano passado. O Brasil gerou US$ 8,65 milhões com esses embarques, um aumento de 383% em relação a 2024.

A alta nos embarques de ovos, que tem como principal destino os Estados Unidos, pode ser explicada pela emergência sanitária relacionada à Influenza Aviária, que afetou a produção nos mercados concorrentes. Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), destacou a importância das exportações para o crescimento do setor, sem prejudicar a oferta interna, já que o volume de ovos exportados representa apenas 1% da produção nacional.

No acumulado de 2025, as exportações de ovos já somam 8,6 mil toneladas, um aumento de 97,2% em relação ao ano anterior. Porém, o bom desempenho não se restringiu aos ovos. As carnes brasileiras também se destacaram no comércio internacional.

A carne bovina teve um crescimento de 30% nas exportações de março em relação ao mesmo mês de 2024, com a China liderando as compras. A carne suína também teve bons resultados, com um aumento de 26,6% nos embarques e um crescimento expressivo de 44% nas receitas, que somaram US$ 192,8 milhões.

O mercado chinês foi novamente o maior comprador. Já a carne de frango registrou um avanço de 13,8% nos embarques e 18,5% nas receitas, com destaque para as exportações para a China.


Notícias Relacionadas »