As vendas de tratores agrícolas registraram crescimento de 15,9% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2024, segundo dados divulgados na quinta-feira (3) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). No total, foram comercializadas 3,2 mil unidades no mês. Em relação a janeiro, a alta foi de 0,7%.
No acumulado dos dois primeiros meses de 2025, as vendas de tratores subiram 14,2%. Diferentemente dos veículos de passeio, cujos licenciamentos podem ser monitorados diariamente, os números de máquinas agrícolas precisam ser levantados diretamente com os fabricantes, o que gera uma defasagem nos dados.
Colheitadeiras registram queda em fevereiro
Enquanto o setor de tratores manteve um desempenho positivo, as colheitadeiras tiveram queda de 4,5% nas vendas em fevereiro, totalizando 384 unidades. Na comparação com janeiro, a retração foi ainda maior, chegando a 26,9%.
Apesar disso, o acumulado do primeiro bimestre ainda indica um leve crescimento de 0,6%, com 892 unidades comercializadas no período.
Plano Safra
Mesmo com os resultados positivos no segmento de máquinas agrícolas, os produtores rurais aguardam a liberação de recursos do Plano Safra, que só deve ocorrer no segundo semestre, segundo o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior.
Além disso, a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) informou que a receita da indústria de máquinas atingiu R$ 43,3 bilhões nos dois primeiros meses de 2025, registrando um aumento de 16,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.