Novo bioinseticida brasileiro tem 85% de eficácia contra a lagarta-do-cartucho

Produto desenvolvido pela Embrapa em parceria com IMAmt e Comdeagro será produzido em biofábrica em Sorriso (MT)

- Da Redação, com Canal Rural
02/04/2025 09h29 - Atualizado há 1 dia
Foto: Reprodução

Uma das pragas mais destrutivas da agricultura brasileira pode estar com os dias contados. O bioinseticida Virumix, desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo, em parceria com o Instituto Mato-Grossense do Algodão (IMAmt) e a Cooperativa Mista de Desenvolvimento do Agronegócio (Comdeagro), demonstrou mais de 85% de eficácia no combate à lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) em testes de campo realizados no Mato Grosso.

A praga, que ataca mais de 200 culturas, incluindo milho, algodão, soja e arroz, tem causado prejuízos expressivos ao agronegócio. O Virumix surge como uma alternativa biológica e sustentável para o seu controle, sendo um produto microbiológico à base de um vírus entomopatogênico, o Spodoptera multiple nucleopolyhedrovirus (SfMNPV), inofensivo a plantas, animais e seres humanos.

Segundo Álvaro Salles, diretor executivo do IMAmt e da Comdeagro, o fato de o Virumix ser altamente seletivo é um diferencial importante, pois preserva os inimigos naturais da praga e pode ser integrado ao Manejo Integrado de Pragas (MIP). Além disso, sua segurança para trabalhadores rurais o torna adequado para sistemas de produção orgânica.

“O Virumix poderá ser utilizado por produtores de todos os portes, desde pequenos agricultores familiares até grandes produtores”, ressalta Salles.

Produção e comercialização

O bioinseticida será produzido em larga escala na nova biofábrica da Comdeagro em Sorriso (MT). Inicialmente, será distribuído pela cooperativa, com posterior ampliação para outros canais de comercialização. As primeiras embalagens conterão dois quilos do produto, mas formatos menores já estão sendo desenvolvidos para atender diferentes perfis de agricultores.

O entomologista Jacob Crosariol Netto, do IMAmt, destaca que os testes com Virumix em cultivos de milho e algodão mostraram alta eficácia e estabilidade, comparável a produtos já consolidados no mercado.

O lançamento do Virumix está marcado para o dia 3 de abril de 2025, às 10h, na unidade da Comdeagro em Sorriso (MT), localizada na BR-163, Km 712, Zona Rural. No evento, também será inaugurada a biofábrica que será responsável pela produção em larga escala do bioinseticida.


Notícias Relacionadas »