Mandioca tem ligeira queda nas entregas à indústria

Clima desfavorável e foco na colheita de grãos afetam ritmo de comercialização da raiz

- Da Redação, com Cepea
24/03/2025 08h50 - Atualizado há 1 semana
Mandioca tem ligeira queda nas entregas à indústria
Foto: reprodução

A última semana foi marcada por uma ligeira queda na entrega de mandioca à indústria, conforme dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Entre 17 e 21 de março, a tonelada da mandioca posta fecularia foi negociada ao valor médio nominal de R$ 556,45, uma pequena queda de 0,2% em relação à semana anterior.

Pesquisadores do Cepea indicam que, além do clima desfavorável, que prejudicou as atividades de campo, parte dos produtores, mais capitalizados, optaram por priorizar a colheita da safra de grãos, uma vez que consideram a rentabilidade atual da mandioca baixa. Esse movimento reduziu o ritmo de comercialização da raiz, afetando o abastecimento à indústria.

 

Em termos reais, utilizando o IGP-DI como deflator, o preço médio da mandioca registrado nesta semana é 17,4% superior ao mesmo período do ano passado. No entanto, a queda semanal reflete uma diminuição na oferta devido à mudança de foco dos produtores e às condições climáticas adversas.

 

 


 


Notícias Relacionadas »