Aumento nos preços do milho preocupa o setor suinícola

Margens do setor estão sendo pressionadas com alta de 24% no preço do cereal

- Da Redação, com Cepea
20/03/2025 09h19 - Atualizado há 1 semana
Aumento nos preços do milho preocupa o setor suinícola
Foto: Divulgação

O setor suinícola nacional está enfrentando desafios devido aos consecutivos aumentos nos preços do milho, o que tem impactado diretamente as margens de lucro da atividade. De acordo com levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o milho negociado na região de Campinas (SP) já subiu 24% até o dia 18 de março deste ano, com o valor médio atingindo R$ 90 por saca de 60 kg – um patamar nominal que não era registrado desde abril de 2022.

Segundo a equipe de Grãos do Cepea, essa elevação nos preços do milho é impulsionada por baixos estoques e uma demanda aquecida, o que tem pressionado os custos para os produtores de ração. Ao mesmo tempo, os preços do suíno vivo estão apresentando queda, reflexo de uma oferta de animais superior à demanda dos frigoríficos por novos lotes.

Esse cenário tem gerado um equilíbrio instável, com a pressão nos custos de produção afetando as margens da suinocultura, enquanto a queda nos preços do suíno vivo limita a recuperação de parte das perdas.

 

 


Notícias Relacionadas »