O Projeto Aquicultura Brasil está revolucionando a produção de pescados no país ao levar assistência técnica e gerencial a piscicultores, maricultores e carcinicultores em 10 estados. A iniciativa, realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura, já beneficiou 1.034 propriedades e tem como meta alcançar dois mil produtores em dois anos.
Desde o lançamento em 2024, o projeto tem gerado impactos positivos, como no caso de Tiago Deretti, piscicultor em Santa Catarina. Antes sem orientação técnica, ele enfrentava dificuldades na produção. Com o suporte do Senar, realizou ajustes na propriedade e melhorou a qualidade da água, o que aumentou sua produtividade.
A assistência técnica tem sido fundamental para produtores de estados como Amazonas, Alagoas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. Além de melhorias no manejo, os beneficiados aprendem a gerir custos e otimizar a produção, fortalecendo a aquicultura como uma atividade mais rentável e sustentável no Brasil.