Oferta de mandioca cai e preços sobem após sete semanas de baixas

Cepea aponta clima seco e retração de produtores como fatores para aumento dos preços do produto

- Da Redação, com Cepea
10/03/2025 09h44 - Atualizado há 3 semanas
Oferta de mandioca cai e preços sobem após sete semanas de baixas
Foto: Divulgação

A oferta de mandioca apresentou queda na última semana, após uma sequência de crescimento desde o início do ano, conforme dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

A menor disponibilidade do produto foi atribuída a diversos fatores, incluindo o clima seco em muitas regiões produtoras, a priorização de outras atividades agrícolas e a retração de produtores em função dos atuais níveis de preços.

Esse cenário resultou em um aumento nas cotações, interrompendo uma sequência de sete semanas consecutivas de queda nos preços. Entre os dias 3 e 7 de março, o valor médio nominal a prazo da tonelada de mandioca posta fecularia foi de R$ 562,39, um leve avanço de 0,4% em relação à semana anterior, o que equivale a R$ 0,9781 por grama de amido.

Em contrapartida, quando analisado o desempenho desde o início do ano, a variação acumulada dos preços ainda é negativa, com uma queda de 19,6% em termos nominais.


Notícias Relacionadas »